Devoluções de e-mail são respostas de um servidor de e-mail ou provedor de caixa de correio, informando ao remetente ou servidor de envio que o e-mail não foi entregue.
Quando um e-mail é devolvido, ele não chegou à caixa de entrada do destinatário, o provedor de caixa de correio o devolveu ao remetente com uma mensagem de erro.
As devoluções são divididas em duas categorias:
- Hard bounces
- Soft bounces
Hard Bounce
Uma falha permanente em que um servidor de e-mail não tentará enviar o e-mail até ser resolvido.
- Caixa postal ruim: o endereço de e-mail não existe no servidor. A caixa de correio não existe ou foi cometido um erro de digitação pelo remetente.
- Conexão ruim: o domínio do endereço de e-mail (por exemplo, ‘@example.com’) não é válido. Nesse caso, o domínio deve ser verificado quanto à validade, bem como erros de digitação.
- Caixa de correio inativa: o endereço de e-mail existia, mas foi desativado, a caixa de correio foi desativada ou removida.
- Remetente inválido: o domínio receptor não aceita o IP ou domínio que envia o email. O remetente está marcado em uma lista de bloqueio ou já foi marcado como remetente de spam de vários provedores de serviços de e-mail.
- Relacionado à política: uma categoria abrangente, geralmente indicando que o remetente está em uma lista negra ou em qualquer outra política definida no lado do servidor destinatário.
- Problemas de retransmissão: O e-mail do remetente não é permitido de um servidor de envio. O e-mail do remetente precisa ser autenticado no serviço de e-mail pai.
Importante: Se o seu e-mail for devolvido devido a uma caixa de correio inválida ou inativa, comunique-se com seu contato em outros
canais para atualizar o endereço de e-mail.
Soft Bounce
Uma falha transitória em que um servidor de e-mail tentará enviar e-mail após a falha de entrega atual.
- A caixa de correio está cheia: todos os provedores de correio limitam o tamanho da caixa de correio a um determinado ponto. O Gmail, por exemplo, oferece a seus usuários 15 GB de armazenamento gratuito, enquanto o Yahoo! fornece a seus usuários 1 TB de espaço de armazenamento. A Microsoft tem um limite para usuários do Outlook de 15 a 20 GB e o usuário do Microsoft 365 tem 50 GB. Quando um usuário atingir o limite, seu provedor de e-mail não aceitará novas mensagens e as mensagens serão devolvidas.
- Atrasos ou problemas temporários no lado do destinatário: isso acontece quando o servidor de e-mail do destinatário está recebendo uma carga pesada de tráfego que pode impedir que os e-mails sejam entregues. Essa devolução nos informa que as mensagens não estão sendo aceitas no momento, mas podem ter sucesso na entrega dela após várias tentativas. Os servidores de e-mail tentam enviar automaticamente com base em suas configurações de repetição.
- Devoluções relacionadas ao conteúdo: o servidor destinatário pode optar por devolver e-mails individuais se seu conteúdo parecer suspeito. Uma ação imediata deve ser tomada nesse erro, pois isso pode levar ao bloqueio permanente do remetente e do IP de envio.
- Spam ou soft bounces relacionados à reputação: além do conteúdo de e-mail, servidores de destinatários ou provedores de e-mail usam outras ferramentas para decidir se você é um remetente confiável. Se eles suspeitarem da sua reputação de envio, eles podem decidir devolver seus e-mails.
- Erros de roteamento: a conexão entre os servidores de e-mail do remetente e do destinatário foi desconectada, antes que os e-mails fossem entregues, ou quaisquer erros relacionados à rede se enquadram nessa categoria.
Veja abaixo as dicas caso seu e-mail for devolvido devido a problemas relacionados a conteúdo ou spa:
- Revise o conteúdo e os links da campanha;
- Melhore o título das chamadas do e-mail;
- Pedir ao contato para adicionar você à lista de remetentes confiáveis ou adicionar seu endereço de e-mail aos contatos dele.
Quer saber mais? Leia também os artigos sobre acompanhamento de e-mails devolvidos e descadastrados e relatórios de campanha para obter mais informações.