Dicas para o gerenciamento de comunidades

Gerenciar Comunidades, seja profissional ou casualmente, pode exigir uma grande dedicação para manter a união, o crescimento e a atividade. É mais do que apenas ser ativo e assumir o controle das atividades da comunidade, é sobre criar um sistema onde os membros se sintam bem-vindos e no controle também. Uma comunidade sem engajamento perde membros, mas uma que mantém cresce em membros, o que é a regra de ouro para qualquer gerente de comunidade que faz isso há algum tempo.

Atualmente, temos ferramentas online que podem ajudar com o gerenciamento de sua comunidade, tornando-o digital. Vamos dar uma olhada em algumas dicas que podem ajudá-lo a digitalizar sua experiência de gerenciamento de comunidade para que você possa gerenciar mais membros com menos dor de cabeça.

Crie diretrizes da comunidade

Eles são chamados de políticas nas empresas, constituições no governo e regras na escola.

As diretrizes são um conjunto simples, mas altamente importante de regras implícitas que devem ser acordadas em qualquer comunidade que pretenda prosperar. As diretrizes definem expectativas de ações não apenas para os membros, mas também para a administração. Elas mantém você no caminho certo para promover uma comunidade correta, influente e organizada na qual as pessoas podem confiar.
Isso pode ser tão simples como: ser respeitoso com os outros, não compartilhar informações pessoais ou confidenciais, etc. Ou pode abranger qualquer coisa que potencialmente deixe sua organização aberta a penalidades legais, como seguir práticas do setor para comunidades profissionais, reservando-se o direito de banir membros, e assim por diante.

O aspecto importante das diretrizes da comunidade é que geralmente são imutáveis ​​e definem a precedência para moderação, comunicação e qualquer outra regra pertencente à sua comunidade. Ao escrever essas diretrizes, é importante pensar sobre todos os ângulos de envolvimento potencial dos membros e onde certas coisas podem ser protegidas e as ações que exigem punição no futuro próximo.
Muitas comunidades têm webinars ou seminários online para novos membros que atuam como módulos de orientação para que as diretrizes possam ser ensinadas a eles de forma resumida, e é uma ótima maneira de manter os membros informados sobre as diretrizes sem presumir que eles leram tudo.

Estimule o Networking

As diretrizes podem apenas ditar os limites de poder e precedência em uma comunidade, mas cultivar ativamente uma comunidade requer um pouco mais de sutileza. Os membros de uma comunidade estão lá para se comunicar com outras pessoas, e se você não estiver promovendo a comunicação e a rede de contatos, a comunidade provavelmente irá falhar rapidamente.

Estimular o Networking é um aspecto importante das comunidades, mais especialmente online, onde as barreiras de comunicação são muito menores do que as reuniões pessoais. Um fórum online, evento, grupo de bate-papo, quadro de avisos, webinars e outras formas de discussão são ótimos lugares que, uma vez organizados com certa moderação, podem se tornar bastante ativos e, em muitos casos, ser a principal atração de uma comunidade .

As comunidades estão cada vez mais procurando maneiras de se manterem em contato online, em vez de apenas reuniões presenciais, pois isso dá um nível de liberdade para se envolver quando e onde o membro estiver. Uma discussão pode acabar no final de um evento, mas se houver uma maneira de essa discussão passar para a Internet, sua longevidade e, portanto, seu valor para a sua comunidade aumentará.

Hospede eventos e webinars

Os eventos são uma ótima maneira de abordar um tópico específico que pode gerar as discussões que você quer. Eles são altamente envolventes e podem até mesmo ser um ponto de retorno de investimento (ROI) para comunidades que buscam mais opções para financiar seu crescimento. Como vimos com a pandemia COVID-19, os webinars também são uma tendência crescente com eventos.

Criar um evento baseado em um determinado tópico pode ajudar a impulsionar discussões e atividades que beneficiam seus membros, bem como ajudar sua comunidade a atrair novos membros. Organizar eventos é outra ótima maneira de tornar sua comunidade a voz de seu setor ou gênero, ao mesmo tempo que ajuda a promover o networking, conforme mencionamos antes. Os eventos podem ser tão pequenos quanto uma orientação para alguns novos membros, até grandes conferências e exposições.

O envolvimento da comunidade online e offline ocorre mais geralmente em eventos, por isso é importante hospedar e gerenciar seu evento de maneira mais inteligente, ao mesmo tempo em que conecta o engajamento online e offline. Isso significa criar um site de evento, enviar e-mails de convite, ingressos, análises e muito mais.

Transmita notícias

A transmissão de notícias, promoção de produtos e serviços, o compartilhamento de conteúdo e outras formas de divulgar comunicados aos membros da comunidade atuam como uma forma de mantê-los informados. Manter os membros informados não ajuda necessariamente a atrair novos membros, mas é uma maneira de manter os membros que estavam perto de esquecer que a comunidade existe, lembrados de que a comunidade ainda está ativa.
Isso mantém os membros informados sobre os próximos eventos, informados sobre as notícias relevantes para eles, e ainda serve como uma ótima maneira de realizar promoções que beneficiam os membros. Um boletim informativo é uma ótima maneira de começar, como um resumo mensal de tudo relacionado à sua comunidade, mas a transmissão de notícias pode ser feita de uma infinidade de maneiras criativas, como postagens em mídias sociais, mensagens em grupos de bate-papo, postagens fixas em um fórum, e mais.

Comunique-se regularmente

Parece óbvio, mas um mês inteiro se passando sem nenhuma atividade, comunicação ou qualquer sinal visível de mudança na comunidade pode causar grandes problemas, a saída de membros ou o colapso total de uma comunidade. Os seres humanos são sensoriais e estão em um mundo de constante transmissão de conteúdo, online e no mundo real, e os membros que veem a falta de qualquer coisa relevante na comunidade irão rapidamente decidir sair assim que perceberem.

Portanto, é importante ser regular. Defina uma programação para as atividades que podem se beneficiar de uma programação, como postagens de mídia social, postagens de blog, eventos e boletins informativos. Deixe espaço para qualquer comunicação eventual necessária e, geralmente, a comunidade estará em um estado constante de atividade do lado da administração, o que por sua vez terá impacto na atividade dos membros.

Analise dados

Por trás de tudo, é importante analisar os dados que você pode coletar de sua comunidade. Podem ser pesquisas ou dados da web, tudo o que  puder juntar para ter uma imagem das tendências e atividades da sua comunidade. Um ótimo exemplo de uso de dados para o benefício de uma comunidade são os eventos, onde as atividades online para offline podem ser rastreadas com as ferramentas certas para incentivar mais inscrições de participantes.
Se você tem um site que pode lidar com inscrições online, e esse mesmo sistema de inscrições é usado para check-in no evento, às vezes até com uma simples leitura de QR code, então pode ser simples ver qual método de promoção fornece o maior número de inscrições de participantes. Pequenas indicações como essas nos dados podem ajudar a tomar decisões como qual canal deve receber um orçamento de marketing, qual conteúdo os membros mais gostam e assim por diante.

Para fazer isso, é necessária uma variedade de ferramentas que, uma vez integradas, podem fornecer os dados necessários. Alguns dados podem ser independentes e ainda assim muito úteis, como por exemplo, como o desempenho de campanhas de e-mail é baseado em pequenas mudanças entre 2 do mesmo tipo, chamados de testes A/B. Testando se um título funciona melhor do que outro, mantendo todas as outras coisas iguais, é possível saber qual título funcionou melhor em uma determinada campanha.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o módulo Comunidade