Estratégias para ajudar a expandir sua comunidade profissional

Desenvolver uma comunidade profissional ou do setor é uma tarefa que requer alguns detalhes aqui e grandes ideias ali. Os membros querem ser ativos mesmo que não o sejam, e mantê-los ativos é a chave que ajuda a ganhar novos membros, produzir grandes eventos e, claro, aumentar a receita a longo prazo.
Engajamento é a palavra-chave para a maioria das estratégias de crescimento da comunidade, portanto, faça algumas anotações e tente algumas dessas estratégias em sua própria comunidade.

Identifique seu público

Identifique seu público-alvo para não desperdiçar recursos recrutando profissionais que não têm interesse em ingressar em sua comunidade. Você pode ver esse processo como um funil, em que filtra setores mais amplos, filtra o que não é relacionado, níveis de experiência e assim por diante.
Você pode fazer isso facilmente usando o processo de filtragem do LinkedIn ou outros sites de mídia social de rede profissional e detalhar seu membro ideal por cargo, nível de experiência, empresas anteriores e assim por diante.
Ao contrário do pensamento lógico, você pode esperar que um público maior forneça uma quantidade maior de membros, mas na realidade, isso pode causar um desperdício de recursos promocionais se a maioria desse público não tiver interesse em sua comunidade. Portanto, é melhor começar com um público restrito primeiro e depois expandir conforme você aprende mais sobre o público.
Por exemplo, uma associação de soldadores pode ter a intenção de ter membros inexperientes para que possam lhes oferecer cursos da associação, de modo a expandir suas habilidades para soldagem industrial. Portanto, o público precisará remover todo e qualquer título de construção não relacionado à soldagem, identificar trabalhadores com experiência inferior e identificar aqueles com experiência específica em soldagem industrial que poderiam potencialmente passar outros suas habilidades industriais.
Um público como este seria inevitavelmente muito pequeno, mas no final do dia, o material promocional será muito bem direcionado e você receberá a atenção deles muito melhor do que se apenas explodisse sua promoção para aqueles que já estão soldadores industriais.

Organizar reuniões abertas de apresentação

As reuniões de apresentação são importantes para os novos membros se sentirem bem-vindos e é uma ótima maneira de orientá-los com a organização. No entanto, fazer isso em particular, um método preferido de muitas câmaras de comércio e associações, pode realmente ser prejudicial ao crescimento.
Muito provavelmente os novos membros gostariam de convidar outras pessoas para assistir às reuniões de apresentação e, ao manter a reunião abertas, poderia atrair aqueles que podem nem mesmo ter ouvido falar da organização antes a se associarem, se despertar seu interesse.
Tire fotos de reuniões de apresentação e publique-as nas redes sociais. Isso ajuda a mostrar o crescimento da comunidade de uma forma muito real e mostra o trabalho interno para o público online que possam ter interesse em participar também.

Crie uma casa digital

Uma “casa digital” para a comunidade pode significar “site” para você, mas o engajamento digital vai muito além da atividade online. A casa digital da sua comunidade deve se estender às mídias sociais, fóruns, aplicativos de bate-papo e muito mais.
Manter tudo digital pode ter um valor muito óbvio, mas em poucas palavras, é uma ótima maneira de manter os membros engajados sem ter que se encontrar pessoalmente. Isso ficou mais claro durante a pandemia COVID-19, que levou muitos milhares de empresas e organizações a tornarem suas comunicações totalmente 100% online.
Começando com um site, seu espaço digital para membros também deve ser o engajamento nas mídias sociais. Mantenha-o atualizado sobre suas notícias da organização e com certeza você poderá guiar a discussão. Também é um ótimo lugar para fazer e responder perguntas, trazendo mais interesse de seu público.

Crie conteúdo envolvente

Criar conteúdo envolvente com postagens em mídia social, vídeos, blogs, white papers, mídia ou qualquer outro meio digital, é uma ótima maneira de manter a comunidade informada e ativa. No mínimo, você será capaz de manter sua comunidade conectada à sua organização e  manter um ciclo de engajamento contínuo.
Manter a comunidade atualizada é bom, mas mantê-los engajados é muito melhor. Portanto, é importante garantir que seu conteúdo seja interessante e instigante. Pesquisas nas redes sociais, por exemplo, podem te dar algumas dicas úteis, ou talvez fazer uma postagem em seu blog que fale sobre um assunto atual entre sua comunidade pode estimular uma discussão.
O engajamento evita que os membros da comunidade fiquem entediados e se esqueçam de sua organização e, geralmente, os deixa felizes por estarem envolvidos. Na verdade, a melhor definição de “engajamento da comunidade” é “felicidade do membro”. Então, certifique-se de que, ao criar conteúdo para sua comunidade, você se pergunte “isso me deixaria feliz por estar participando?”.

Faça eventos regularmente

Realizar eventos regulares é outro tipo de conteúdo importante que merece sua própria estratégia. Os eventos são uma forma fenomenal de forçar as pessoas a se engajarem. Em um evento, a socialização pode muitas vezes levar a muitos resultados de networking profissional que geralmente são bastante positivos. É a sua maneira de forçar os presentes a se envolverem para que mais ideias e tópicos possam surgir.
Fazer eventos regulares é como postar tópicos regularmente e, ao fazer isso, você dá um senso de organização e valor real que não é encontrado em uma tela ou dispositivo móvel. No entanto, a recente situação do COVID-19 provou que os eventos online são valiosos em outras situações, como membros que ficam a longa distância e assim por diante.
A regularidade também pode fornecer uma sensação de consistência, embora seja inteligente não repetir eventos antigos e usar fórmulas de eventos diferentes para manter as coisas dinâmicas. Os eventos também são uma ótima maneira de pedir aos membros mais engajados que ajudem a se voluntariar ou até mesmo a falar no evento, reduzindo as dores de cabeça dos palestrantes.

Identifique os membros chave

É importante saber quem são os membros-chave de sua comunidade e envolvê-los em ações para atrair ainda mais membros. Esses membros da comunidade hiperengajados são provavelmente um de seus aliados mais fortes para o crescimento de qualquer organização profissional, e algumas considerações podem ser feitas para fazer uso de seu engajamento para o benefício de todos.
Como dissemos antes, os eventos também podem se beneficiar se um membro engajado for convidado a falar ou moderar os eventos. É alguém que provavelmente entende o público e muito provavelmente está disposto a fazer qualquer coisa que você pedir.
Em alguns setores, até mesmo membros altamente engajados foram convidados a ingressar na organização em tempo integral como funcionários, como recompensa por seu alto engajamento e trabalho para melhorar a comunidade em geral. Também é uma ótima oportunidade de pedir a esses membros altamente engajados que compartilhem notícias e promovam a comunidade também.

Apoie organizações menores

Também é importante apoiar organizações menores e terciárias relacionadas à sua comunidade profissional. É uma estratégia que faz com que sua comunidade pareça a voz do setor e outros profissionais podem olhar para sua comunidade primeiro para obter notícias, tópicos, tendências e muito mais.
Organizações menores também são úteis para apresentar as indústrias terciárias à sua comunidade para uma espécie de sinergia entre campos relacionados. Ao ajudar organizações menores a crescer, sua comunidade pode encontrar outros benefícios em relações públicas, bem como atrair novos membros.

Monitore a comunicação

No final das contas, monitorar a comunicação e a discussão de sua comunidade é extremamente importante para você entender o que precisa ser feito para evitar problemas ou tendências que podem se transformar em tópicos de discussão, ou até mesmo eventos centrados nas atuais tendências.
É aqui que se torna importante ter uma casa digital. Ter uma casa digital não significa apenas um lugar onde eles podem se comunicar, mas se comunicar livremente (dentro dos limites das diretrizes da comunidade, é claro). Pode haver até oportunidades para os membros-chave fornecerem valores reais à sua comunidade, sendo palestrantes ou moderadores em eventos ou se oferecendo como voluntários para assumir responsabilidades pela organização.
Se você quiser aumentar sua comunidade profissional, é importante saber no que eles estão interessados, quais eventos eles gostam e que conteúdo eles adoram. Pode ser difícil rastrear esses pontos de dados quando você está crescendo, por isso é importante usar um CRM de usuários registrados em sua plataforma, uma plataforma de marketing por e-mail para comunicação, emissão de ingressos e gerenciamento de seus eventos.